PROJETO
FECIVALE 2021
EXA06
Produção do jogo didático - "Jornada Espacial: uma aventura pelo Sistema Solar"
Ciências Exatas e da Terra
Caio Hiroshi Godoy Shinsato
Gregori de Arruda Moreira
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Registro/SP
RESUMO
Atualmente a sociedade vive em um mundo cada vez mais ligado ao virtual. Seja no trabalho, casa, passeio ou escola, as tecnologias digitais estão sempre ao redor. Dando ênfase na área da educação, novas metodologias de ensino surgem buscando uma maior aproximação com os gostos e contextos dos alunos, entre elas a “gamificação na educação”. Com o uso dos jogos eletrônicos ou tradicionais, tal metodologia visa trazer características de games para atividades fora da esfera de entretenimento, almejando uma maior imersão, ludicidade, engajamento e entusiasmo ao aluno. A aposta nessa metodologia, dentro do contexto educacional, tem como base a perspectiva de que os atributos dos games, permitem o uso de jogos como forma complementar no ensino de Física, o qual muitas vezes é somente associado a cálculos matemáticos e teorias complexas. Para melhor explorar o uso deste recurso, a proposta deste trabalho está na criação e avaliação de um jogo eletrônico como ferramenta para o ensino de Física, na área de Astronomia, onde será observada e analisada a potencialidade do material desenvolvido para contribuir no âmbito educacional.
Palavras-chave: gamificação na educação, jogos eletrônicos, astronomia