PROJETO 

Simulação de um terminal logístico no Tinkercad com a utilização do Arduino Uno para a gestão de vagas para caminhões

ENG11

a-linha-perfeita.png

Engenharias e Computação

Autoria:

Carolina Vieira da Silva; Fernanda Alves da Silva; Luiz Gustavo Alonso Kozikoski; Vinícius Lourenço Lemes dos Santos; Pedro Henrique Kanasawa Costa

VEJA O PÔSTER

Orientação:

André Tiago Santosandre e Raphael de Abreu Alves e Silva

Instituição: 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Registro/SP

CATEGORIAS

a-linha-perfeita.png

RESUMO

Dadas maiores utilizações do modal rodoviário para atividades de logística e transporte, o que decorre no aumento dos tempos espera à realização de carregamento e descarregamento em terminais logísticos, tem sido buscadas alternativas que minimizem esta problemática. Diante disso, este estudo se objetiva na simulação de um sistema de entrada e saída de caminhões em um terminal logístico através da ferramenta Tinkercad de modo a informar o status das vagas de um terminal logístico por meio de sensores locais dado o fluxo de caminhões grandes e pequenos. Diante do desenvolvimento da simulação ocorreram algumas limitações dadas pelo Tinkercad as quais impossibilitaram a realização da estimativa média dos tempos das atividades dos caminhões e, consequentemente, a restrição da modelagem matemática de um sistema de gerenciamento de vagas para terminais logísticos. Entretanto, mesmo com as dificuldades relatadas, foi possível a realização da estruturação do protótipo com os controladores e atuadores no simulador.

Para futuros trabalhos, propõe-se a utilização de um outro programa de modelagem tridimensional ou alguma extensão do Tinkercad que possibilite a captação das variáveis necessárias à modelagem matemática de um sistema de gerenciamento de vagas em terminais logísticos ou a realização de um protótipo real em um terminal logístico atuante.

Palavras-chave: Arduino; automação; sensores; estacionamento inteligente.

Grupo_Automacao - FERNANDA ALVES DA SILVA.jpeg